PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL
1) COLETA SELETIVA
Na LBM é feito a separação dos lixos, para que eles sejam enviados para reciclagem. Todos os tambores são nomeados e todos os funcionários têm acesso aos coletores para a separação do lixo.
Nosso lixo é dividido em tambores reciclados pela própria LBM: contaminados, não contaminados, plástico, papel, vidro e metal.
2)DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS
Os tambores de borra da caixa separadora, panos, estopas, filtros e recipientes contaminados com óleo e combustível, são coletados pela PETROLIUM.
O óleo coletado da caixa separadora e da troca de óleo dos equipamentos e maquinas, é guardado em recipientes adequados e vendidos para empresas coletoras de óleo que tem certificado e autorização da ANP ( Lwart lubrificantes LTDA / Proluminas lubrificantes LTDA).
PROJETO S.A.O – SISTEMA SEPARADOR DE ÁGUA E ÓLEO (LAVAJATO E MANUTENÇÃO LBM)
concepção básica de um separador de água e óleo é um tanque simples que reduz a velocidade do efluente oleoso, de forma a permitir que a gravidade separe o óleo da água.
Como o óleo tem uma densidade menor que a da água, ele flutua naturalmente, é conduzido para reservatório de óleo, que é guardado em recipientes adequados e vendidos para empresas coletoras de óleo.
A análise da água é feita anualmente pela Aqua Ambiental LTDA.
Em nossa empresa uma vez por mês são realizadas limpezas das caixas, retirados os resíduos, e descarregados em tambores, na qual são coletados por empresas responsáveis, devidamente licenciadas.
Ao entrar na S.A.O, o afluente passará por diversos compartimentos. No primeiro, a água oleosa será separada dos resíduos sólidos, que são mais pesados e se acumulam no fundo (como areia, terra, entre outros). Ao passar pelo segundo compartimento, o choque do liquido com as placas coalescentes e a diminuição da velocidade do fluxo induz a separação do material oleoso e sua estabilização na superfície deste compartimento. Por fim, o terceiro e ultimo compartimento, denominado câmara de saída, garante que o efluente, praticamente isento de fração oleosa, possa ser lançado na rede publica de esgoto e conseqüentemente em nossos, rios, lagos e represas.
4) ANÁLISE AMBIENTAL
A análise da água é feita anualmente pela Aqua Ambiental LTDA, responsável pela emissão de relatórios técnicos consolidado, contendo parâmetros considerados em cada amostragem realizada.